MIRRA

A mirra é uma árvore que se desenvolve em regiões de muito Sol e de solo bem drenado. Essas são as características típicas da Somália, lugar de onde ela tem origem. Outros locais nos quais é possível encontrar a mirra são o Médio Oriente, a Tailândia e a Índia.

CURIOSIDADES SOBRE A MIRRA
A mirra aparece na literatura universal desde os tempos antigos.
Foi usado pelos egípcios na fórmula de um perfume chamado Kify, alem disso a Mirra era utilizavam amplamente, com dois fins. A primeira utilidade da mirra para os egípcios era o culto ao deus do Sol, como uma forma de agradá-lo. A segunda utilidade da mirra demonstrava-se no processo de mumificação, que contava com as substâncias liberadas pela árvore.
Escritos da Grécia antiga estão preservados nos quais se diz que todos os soldados foram para a batalha com uma pasta de mirra em sua bolsa por suas propriedades anti-sépticas, regeneradoras e anti-inflamatórias.
Em funerais e em cremações, em outras partes do mundo, a mirra também era utilizada. No entanto, nesses casos, ela estava presente na forma de incenso. Assim era possível liberar energias positivas e tranquilizantes para as famílias que perderam entes queridos.
O uso religioso da mirra também está presente em rituais de Umbanda e em missas, visto que a planta representa o amor e a força. Uma ilustração da segunda dessas qualidades está na forma como a mirra deve ser extraída do solo: com golpes brutais na casca da árvore.
O ritual mágico da aplicação da mirra era muito difundido entre a realeza de civilizações antigas.
Eles atribuíram um efeito de limpeza às energias negativas.
A sua essência é destilada desde o ano 1500 e tem sido utilizada na preparação de pomadas e cremes pelas suas propriedades cicatrizantes e regenerativas da pele.

ESPIRITUAL
A Mirra representa a essência feminina do Cosmos, ou seja, a essência feminina do universo. É essa planta que representa a compreensão plena e a alma pura do mundo, essenciais para a proteção e para a purificação de cada indivíduo. A mirra conecta com a intuição.
Estimula o desenvolvimento do chacra frontal e ao mesmo tempo eleva a nossa consciência, causando uma maior elevação espiritual, por isso sempre foi recomendado usá-lo na meditação.

UTILIZAÇÃO NO QUEIMADOR
Coloque cerca de 10 ml de água no prato do queimador e junte 5 a 8 gotas da Essência de Mirra. De seguida acenda a vela que é colocada na parte de baixo do queimador. Desta forma a difusão da essência vai proporcionar uma sensação de relaxamento, bem-estar, bem como os efeitos terapêuticos e espirituais.

COSMÉTICOS
A planta apresenta um potencial fortalecedor e rejuvenescedor, que pode recuperar unhas fracas, pele seca ou inflamada e cabelos quebradiços. Algumas gotas do óleo nos cosméticos aplicados nessas regiões podem ajudar muito!

NO CORPO
A Mirra é calmante e pode ser usada com hidratante de corpo para pele seca, basta diluir 7-10 gotas de óleo essencial em 30ml (+/- 6 colheres de chá) de óleo base, também podemos combinar 8 gotas de Mirra e 7 de Rosa em 60ml (+/- 12 colheres de chá) de óleo de base. Podemos fazer um banho de emersão deitar 8-10 gotas de Mirra na água.

REPELENTE
Assim como a Citronela, o aroma da mirra é um ótimo aliado na hora de afastar insetos indesejados. O óleo de mirra ou o incenso da planta são capazes de afastar mosquitos. Acenda o incenso no ambiente ou espalhe algumas gotas do óleo na pele.

CULINÁRIA
Uma característica da mirra é que o óleo elaborado a partir dela pode ser ingerido. É mais recomendado que a mirra em óleo seja utilizada para temperar alimentos frios, como saladas ou lanches. O sabor único da preparação ainda é agregado pelo potencial calmante.

CUIDADOS A TER
O óleo de Mirra não é indicado para grávidas ou em amamentação.
Também pode intensificar a glândula da tiroide, não sendo recomendado para quem tem problemas de Tiroide – hipertireoidismo – onde há uma produção maior de hormonas.

Sónia Oliveira – 02/11/2020

Deixe um comentário